Pela primeira vez os
pacientes do Hospital Regional Dr. Ruy de Barros Correia, em
Arcoverde, puderam expressar sua opinião sobre o atendimento feito por
médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes daquela unidade de
saúde. A pesquisa foi realiza nos dias 23 e 24 de maio deste ano.
Segundo o Diretor
Administrativo do Hospital, José Joaquim dos Santos, através de um formulário
padronizado e sem identificação, cada pessoa pôde fazer sua avaliação em cinco
itens: atendimento dos recepcionistas, atendimento do seu médico, atendimento
nas enfermarias, higiene e instalações. A classificação ia de ótimo à ruim. Em outro
campo do formulário foi solicitado também as sugestões dos pacientes
pesquisados.
O resultado geral da
pesquisa apresentou um resultado satisfatório para aquela unidade de saúde. Entre
ótimo e bom os recepcionistas tiveram uma aprovação de 93,33%, contra 4,44% de
regular e 2,22% de ruim. Já os médicos foram avaliados positivamente por 93,34%
dos pacientes pesquisados, contra 6,67% de regular. As enfermeiras tiveram uma
avaliação positiva (ótimo e bom) de 97,78%. No item higiene a aprovação foi de
68,89%, contra 26,67% que consideram regular e 4,44% ruim. Já a parte de instalações
do Hospital Regional de Arcoverde foi a que teve menor avaliação positiva, com
62,23% de aprovação. Para 24,44% dos pesquisados as instalações do HRA são
regulares e 13,33% consideraram ruins.
A pesquisa fez um
levantamento na Maternidade, na Clínica Pediátrica, nas Clínicas Masculina e
Feminina e na média geral o Hospital Regional ficou com uma avaliação positiva
de 83,11% contra 12,89% de regular e 4% de ruim. No quadro de sugestões, uma
das principais reivindicações dos pacientes em todas as áreas é quanto a
melhoria do atendimento dos médicos e da emergência.
Hospital
–
O Hospital Regional de Arcoverde atende hoje a cerca de 5.500 ( cinco mil e
quinhentos ) pacientes por mês, sendo que destes 60% são de Arcoverde. Os demais
são dos outros 13 municípios que compõem a VI Geres e de outros 7 municípios,
incluindo pacientes de cidades paraibanas como Monteiro, Zabelê, São João do
Tigre e outras. De acordo com o Dr. José Ivan Vidal, Diretor Geral do Hospital, pelo
menos 70% do pessoal que hoje é atendido naquela unidade deveria ser atendido
nas unidades básicas de saúde dos municípios, já que o HRA é uma unidade de
Urgência e Emergência. Para ele, a avaliação positiva dada pelos pacientes é um estímulo a ser trabalhar ainda mais para melhor atender a população. Ele anunciou que nos próximos dias começa um projeto de humanização do atendimento em todas as áreas do hospital.
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