quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chapa fechada em Arcoverde



Passados seis dias do mês de junho, a exatos 24 dias do último dia para a realização das convenções partidárias, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), volta às rádios, hoje, para anunciar o fechamento da chapa majoritária do Governo para as eleições de 7 de outubro. Será logo mais, às 11h30, na Rádio Itapuama FM. Acompanhado da vice-prefeita Madalena Britto (PTB), indicada como pré-candidata a prefeita há cerca de 20 dias, o prefeito, assim como toda a população, deverá ouvir de Madalena o nome do escolhido para ser seu companheiro de chapa na campanha que começa no próximo dia 7 de julho. Por enquanto, a oposição ainda guarda a sete chaves o nome de seu candidato, apesar de terem anunciado que dia 30 de maio sairia o escolhido. Até agora nada. Enquanto isso, o prefeito Zeca vai fechando sua chapa e apresenta a atual vice como a alternativa para dar continuidade ao seu trabalho. Na vice, circulam os nomes de Geovane Freitas, Wellington Araújo e Dr. Zé Ivan, já que o vereador Luciano Pacheco decidiu partir para a reeleição. No jornal Portal do Sertão que começou a circular esta semana, o cientista político, afinal se nas rádios tem um que não é, e ex-candidato a vereador Anselmo Pacheco, aposta que a decisão já foi tomada em favor do secretário de Finanças, Geovane Freitas. Outros já cantam o nome do secretário de Desenvolvimento, Wellington Araújo e há quem conta com o fator surpresa chamado Dr. Zé Ivan. Ou será que poderá ter um nome novo? Bom! Falta pouco para Arcoverde saber quem fará dobradinha com Madalena Britto nas próximas eleições. É daqui a pouco, na rádio Itapuama FM. Mudando de assunto, numa nota curta e direta, o secretário de comunicação do PT, André Vargas, anunciou na noite desta terça-feira (5) que a executiva nacional do PT, em reunião, em São Paulo, decidiu referendar por 12 votos a três e três abstenções, a decisão de negar o direito de reeleição do prefeito João da Costa e indicar como candidato a prefeito do Recife, o senador Humberto Costa.
 Será o primeiro candidato biônico do PT depois de um processo vergonhoso e lamentável para a história do Partido dos Trabalhadores. Depois de espalhar cacos para todos os lados, os petistas da ala de lá (João Paulo, Humberto, Maurício Rands e Isaltino, entre outros) comemoram o desmoronamento da sigla sinônimo de democracia, antes; agora é na base do estilo general de ditadura: falou, tá falado. Dizem que a decisão de alijar o prefeito João da Costa do processo pode ter algo com os tempos modernos. Como o tema do momento é tecnologia, o PT resolveu inovar e colocar um candidato biônico que nem teve coragem para disputar as prévias que ele mesmo pregou. O PT pode acabar engolido pelo ego de João Paulos e seus cardeais.



CURTAS

Lá no Recife, quem assiste a toda novela mexicana protagonizada pelo PT é o ex-governador Joaquim Francisco (PSB), 1º suplente do senador Humberto Costa (PT). Ele está na expectativa de chegar ao Senado em 2013 para cumprir seis anos de mandato. Isso, claro, se o petista eleger-se prefeito do Recife nas eleições de outubro próximo. Essa é a questão.

Em Jaboatão dos Guararapes, o trator Eduardo causa mais uma cisma na Região Metropolitana. A executiva estadual do PPS decidiu suspender as articulações em torno da candidatura de Elias Gomes (PSDB) à prefeitura. A gota d´água teria sido o oferecimento da vaga de vice-prefeito ao PSB. Para o PPS,Elias Gomes teria desrespeitado o partido do seu vice-prefeito, Edir Peres.

Já em Paulista, o PRB e PTdoB oficializaram o apoio ao pré-candidato Júnior Matuto (PSB) à Prefeitura do município. Participaram do evento o presidente estadual do PRB, deputado Vilaba, e o secretário-geral do PTdoB, Capitão Edson. Na ocasião, o pré-candidato Júnior Matuto deu início a Agenda 40 em Maranguape II.

Enquanto isso, Camaragibe ganhou mais um candidato á prefeitura: Reginaldo Albuquerque (PTB), que foi secretário de Educação na atual gestão. Formado em Direito, Reginaldo é funcionário do Tribunal Regional Federal. Já atuou nas pastas de Educação, Planejamento, Finanças, Transportes, Administração e Governo. Desde 1993, vivencia o dia a dia da cidade e foi o gestor que mais atuou em cargos na história da administração de Camaragibe.

Em Vicência, Zona da Mata Norte, o prefeito Paulo Tadeu (PSB), disse ao blog do Magno que o PTB (partido do vice-prefeito, João de Jundiá) não vai mais compor chapa com os socialistas naquele município. De acordo com Tadeu, os trabalhistas alegaram que, em 2014, Tadeu apoiaria um possível candidato do PSB ao governo do Estado, e não do PTB. O ruído é mais um episódio a ilustrar o afastamento entre PTB e PSB.

Na cidade de Tabira, depois de conquistar apoio dos caciques da oposição tabirense, inclusive do médico Josete Amaral e seu grupo, o pré candidato da oposição Marcílio Pires (PDT) tem um abacaxi para descascar. Suas contas do exercício 2007 como presidente da Câmara de Tabira foram rejeitadas. Ele recorreu e o julgamento do recurso no TCE acontece nesta quarta, dia 06 de junho. Se reverter a decisão, sai da malha do Ficha Limpa. Senão, ta fora do processo.

Em Cabrobó, o ex-prefeito Edgar Caldas, enviou nota ao jornalista Inaldo Sampaio negando que esteja apoiando o candidato da oposição à sucessão municipal, Antonio de Nestor (PRP), cujo vice é sua filha, Waleska Caldas. Edgar é irmão do atual prefeito, Eudes Caldas (PTB), que não pode ser mais candidato porque já foi reeleito em 2008. Ele afirma que apoia a candidatura do médico Auricélio Torres (PSB), que é apoiada por seu irmão. 

Por sua vez, em Santa Terezinha, o PR deu oito dias para uma definição dos governistas em relação à composição da chapa que vai às eleições de outubro próximo. O PR debateu neste final de semana na fazenda de José Marcos de Lima, se caminha com o atual prefeito Delson Lustosa (PSB) ou lança candidatura independente. Na última sexta-feira a direção do PSB formada por Sileno Guedes e Adilson Gomes esteve reunida no escritório do dep. Federal Inocêncio Oliveira para tratar do assunto.

E em Arcoverde, as oposições estão afinando os ponteiros, mas é na proporcional. As últimas informações dão conta de que todos os partidos que integram a base oposicionista, como PCdoB, PR, PDT, PSL, PPS e PSB resolveram unir os trapos. Pretendem fazer um chapão para ver quem se salva no final.

Já em Buíque, o prefeito Jonas Camelo (PSD) resolveu acordar e sair do maramos.  Amanheceu a terça-feira realizando um velho e tão almejado sonho dos buiquenses que moram no centro da cidade: o asfaltamento. Segundo o secretario de obras do município, Jobson Camelo, dentro de 10 dias será concluído toda obra de asfaltamento nas principais ruas e avenidas centrais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário