terça-feira, 12 de junho de 2012

Eleições 2012: no caminho das urnas



Começou o período das convenções partidárias para definição dos candidatos a prefeito e a vereador nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Em Pernambuco, enquanto o PT consegue a proeza de brigar consigo mesmo, outros partidos selam alianças, montam palanques, fecham acordos e já preparam o discurso para soltar nas ruas a partir do dia 6 de julho, data para início da propaganda eleitoral.

Começando pelo Recife, o prefeito João da Costa (PT), deu entrada em um recurso do diretório nacional do partido, em São Paulo, e na Justiça, para garantir o seu direito de disputar a reeleição no Recife. A executiva nacional do partido decidiu que João da Costa não poderia mais disputar a eleição e indicou, em seu lugar, Humberto Costa. A novela promete render ainda maus capítulos para o PT.

Já em Olinda, o PT decidiu, no voto, propor o nome do vereador Enildo Arantes para ser o companheiro de chapa do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Enildo teve 99 votos a favor de sua indicação, quatro contra e 68 abstenções. Ele já foi secretário do Orçamento Participativo e conhece como a palma da mão todos os bairros e ruas de Olinda. 

Enquanto isso em São Lourenço da Mata, o atual prefeito, Ettore Labanca (PSB), perde de vez o apoio do Partido dos Trabalhadores. Os petistas lançaram a candidatura do professor Abdias Cariri para disputar a prefeitura contra Labanca. Com isso, o PT de afasta do PSB em mais um grande colégio eleitoral do interior. Havia na cidade a expectativa de que o PT iria fazer parte da coligação que sustenta o prefeito, que é um dos políticos mais ligados, hoje, ao governador Eduardo Campos, que tem total interesse em sua reeleição.

Em Quixaba, enquanto a oposição liderada pelo ex-prefeito Antônio de Julião, o "Pezão", do PSB, nem fala em candidato, o prefeito José Pereira Nunes, "Zé Pretinho" (PR),  assegurou que sua chapa será repetida: Zé Pretinho disputará a reeleição tendo como vice Damião Cabral dos Santos, conhecido como Braz.

Já em Chã Grande, o vice-prefeito Gilvan Pereira (PTB) rompeu com o prefeito da cidade, Diogo Alexandre (PR). Vai apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito, Daniel Alves (PP). Um dos motivos seria o apoio do prefeito Diogo a pré-candidatura de uma liderança política da cidade de Vitória de Santo Antão. O secretário de Obras, Jaime Veiga, também entregou o seu cargo.

Na cidade de Toritama, a juíza eleitoral da 112° Zona Eleitoral, Patrícia Caiaffo de Freitas Arrouxlas, convocou para o próximo dia 20 de junho uma reunião com os presidentes dos partidos e os pré-candidatos a prefeito que irão disputar o pleito de outubro próximo. O objetivo organizar e orientar os partidos políticos com vistas as eleições.
Subindo o Sertão, em Petrolina, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) marcou para o próximo sábado, dia 16 de junho, a convenção municipal da legenda. Na ocasião, será feita uma análise da atual conjuntura política do município, além de serem escolhidos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições deste ano.
Voltando por Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro (PR), declarou que se a executiva regional do PT “rifar” a candidatura do seu vice, Luciano Duque, conforme especulações da imprensa estadual, ele indica outro candidato. Disse que peita PT, PSB e PR juntos se for preciso.

Já em Afogados da Ingazeira, o agora pré candidato à Câmara de Vereadores Pedro Raimundo (PPS) retirou seu nome da discussão em torno da escolha dos pré candidatos a vice da Coligação União Pelo Povo. Na lista, agora, somente dois nomes: Diomedes Mariano (PR) e Fernando Moraes (PSDC). Pedro colocou como principal motivação a decisão de disputar a reeleição à Câmara e a falta de um Deputado no partido que dê suporte ao seu nome.

E em Arcoverde, as apostas agora é para saber qual o próximo partido que militava nas hostes da oposição que virá para o futuro palanque da vice-prefeita e pré-candidata do PTB, Madalena Britto. Em apenas 3 dias, a petebista somou ao seu palanque as legendas do PT e PSDB. Mais outro partido já está na lista de espera e pode anunciar a qualquer momento seu apoio a candidata governista.

Em Buíque, a expectativa é quanto a famosa lista do TCE entregue ontem ao TRE com os nomes dos gestores enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa, que na realidade seriam fichas sujas. Adeptos do prefeito Jonas (PSDB) e da ex-vice-prefeita Miriam (PSB) torcem para que o ex-prefeito Arquimedes (PTB), esteja nela. Entre os dois, o prefeito é o maior torcedor, pois conta com isso para tentar garantir a reeleição. Arquimedes, se diz tranqüilo e continua na disputa.

Já na cidade da Pedra, o prefeito Francisco Braz (PR) botou um ponto final em quem vai disputar sua sucessão na chapa governista, enfrentando candidato do PTB, Zeca Vaz. Quem vai pra disputa é Goeldi Macambira(PR), ex-secretário de transportes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário