sábado, 9 de junho de 2012

Eleiçôes IV: colocadas as peças do jogo


Finalmente, depois de tanto suspense, foi definido o tabuleiro e as peças do jogo eleitoral em Arcoverde para o próximo pleito de 7 de outubro. Depois de muito esperar pelos governistas e conhecerem os candidatos oficiais ( Madalena – Prefeita e Wellington Araújo – Vice) a oposição saiu do armário e colocou seu bloco na rua: vai de Israel Guerra ( PCdoB) – prefeito e Marlos Porto (PPS) – vice. De um lado uma chapa governista comandada pela atual vice-prefeita que traz no currículo uma bagagem de 8 anos de Secretária de Assistência Social no Governo Rosa Barros e 8 anos como vice-prefeita no Governo Zeca Cavalcanti (PTB). No histórico nem uma mácula, nem um deslize ou qualquer tipo de mancha político-eleitoral. Seu companheiro de chapa, Wellington Araújo (PTB) também chega à disputa com uma ficha limpa, sem passado tenebroso, sem marcas negativas do passado. Fundador do Partido dos Trabalhadores nos anos 80, deixou a sigla da estrela solitária para se viabilizar na chapa petebista. Na oposição teremos de volta a clã dos Guerras, comandada agora pelo ex-deputado estadual, ex-vereador e ex-candidato derrotado em 2000 pela ex-prefeita Rosa, a quem não poupava críticas nada leves, Israel Guerra (PCdoB). Na bagagem a experiência de 8 anos de governo familiar, entre 1989 e 1996, quando foram alijados do poder pelo povo, após uma série de acontecimentos que os conselheiros do Tribunal de Contas conhecem muito bem. No histórico do grupo político uma leva de notícias nada abonadoras para a história da cidade, mas que em toda a eleição tenta reviver os velhos tempos tão bem estampados nas páginas do Jornal de Arcoverde e dos jornais pernambucanos de renome, como JC e DP. O velho e o atual?. O passado e o presente? Quem vai saber é o eleitor. O tabuleiro da eleição em Arcoverde está se armando e ficará pronto no dia 30 de junho, quando os dois grupos políticos farão suas convenções e homologarão os nomes de seus pré-candidatos. Mais uma vez, graças a democracia conquistada pelo povo brasileiro, caberá ao eleitor arcoverdense decidir o seu futuro, livremente, nas urnas de 7 de outubro. Ah, ia esquecendo. Na vice da oposição tem o servidor público federal Marlos Porto (PPS). Sua história? Só uma: é filho do ex-prefeito Giovane Porto, o mais novo filiado ao PPS arcoverdense. E só! Pra terminar, alguém acredita que o governador Eduardo Campos vai se meter na eleição em Arcoverde? Quem disser que sim, pode jogar na megasena que será o novo milionário do Brasil.
 
CURTAS

No Recife, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura, Paulo Rubem (PDT), se reuniu com o Ministro do Trabalho, Brizola Neto, em Brasília. Na pauta, a formatação de sua candidatura. Rubem também pediu as bênçãos do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi: 'A expectativa agora é marcar a convenção', resume o deputado. 

Ainda na capital pernambucana, o pré-candidato do PMDB a prefeito do Recife, Raul Henry, fará seu primeiro grande ato de campanha na próxima semana. Henry trará ao Recife o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e mais 10 deputados federais, entre eles o líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Tudo pra comemorar seu aniversário.

Já em Bezerros, Severino Otávio relutou muito antes de aceitar o convite de Eduardo Campos para ser o candidato do PSB à prefeitura. O convite foi feito há cerca de um ano, mas somente agora é que o ex-deputado e conselheiro aposentado do TCE deu a resposta. Severino já recebeu o apoio do ex-prefeito Marcone Borba (PT) e terá o governador em seu palanque. Lá Dudu vai.

Em Granito, o Partido dos Trabalhadores (PT), irá realizar neste domingo (10) a convenção para anunciar os pré-candidatos a vice e vereador, uma vez que seu pré-candidato à prefeitura já está decidido: o ex-prefeito do município, João Bosco Lacerda. O encontro acontece a partir das 9h.

Já em Salgueiro, várias lideranças políticas, comunitárias, representantes de partidos e pessoas da comunidade, se reuniram para declarar consolidado o grupo oposicionista de Salgueiro. A solidificação da coligação que irá enfrentar a situação veio com a aceitação do desembargador aposentado Francisco Sampaio, o “Dr. Chico”, de ser vice da chapa de Alvinho Patriota para disputar a administração salgueirense.

Em Arcoverde, a chapa socialista para a câmara de vereadores perdeu mais um nome que estava cotado para cerrar as fileiras do PSB nas eleições deste ano. O pastor Dadá negou que seja pré-candidato a vereador e já mandou avisar: irá apoiar a atual vereadora e candidata a reeleição pelo PP, Luiza Margarida. Na majoritária, vai de Madalena. Outros nomes podem tomar o mesmo destino.

Na cidade de Ibimirim, os novos petebistas, e antigos, preparam uma recepção para o deputado estadual e majoritário naquela cidade, Júlio Cavalcanti (PTB). Será recepcionado pelo pré-candidato do PP, Adauto Bodegão e sua comitiva, quando depois seguem para acompanhar a festa de Santo Antonio no centro da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário