domingo, 24 de junho de 2012

No caminho das urnas IV



Faltando apenas uma semana para que sejam realizadas todas as convenções partidárias, o mundo político entra em ebulição do litoral ao Sertão. Na capital, continua a confusão do PT. Já em Garanhuns, Dourado mantém o nome pelo PSB. Em Sertania Guga finalmente decide enfrentar Cleide e em Buíque Arquimedes Valença arrasta multidão na convenção do PTB. O no caminho das urnas, a política ferve em todo lugar.

Começando pelo Recife, o ex-prefeito e deputado federal, João Paulo, informou informou que não foi cogitada a possibilidade dele ocupar a vaga de vice numa eventual chapa puro sangue com o senador e atual pré-candidato do Partido dos Trabalhadores às eleições municipais, Humberto Costa. A declaração joga por terra as especulações em torno de uma candidatura 100% petista. O assunto agora é colocar na vice um nome que não seja do PSB. Os petistas não engoliram o nome de Geraldo Júlio (PSB), lançado pelo governador Eduardo.


já em Palmares, foi definida a chapa majoritária da Frente Popular. O vice na chapa do professor João Bezerra (PSB) será a médica Carolina Lyra (PSD), vereadora e filha do ex-prefeito Enoelino Magalhães (PSB). O pré-candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos, tem na coligação os partidos PT, PCdoB, PTB, PSD, PR, PTdoB, PRTB e PTC.

E em Gravatá, o pré-candidato do PTB à prefeitura, Bruno Martiniano, fará sua convenção na próxima sexta-feira. Será a partir das 20h na sede da principal banda de música da cidade: Sociedade Musical XV de Novembro, regida pelo maestro Adelson Pereira. Em 2008, Bruno perdeu por apenas 90 votos para o atual prefeito (e candidato à reeleição) Ozano Brito Valença (PSD).

Já em Caruaru, o vereador Diogo Cantarelli (PSDB) chegou a um consenso com os filiados do partido e decidiu por apoio a campanha da pré-candidata Miriam Lacerda (DEM), à prefeitura do município. Com o anúncio a pré-candidata conta com o apoio dos seguintes partidos: DEM, PMDB, PPS, PMN, PV e PSDB. Diogo será o vice de Miriam. A convenção vai acontecer no próximo dia 30.

Na cidade de Pesqueira, o que era impensável na política aconteceu: o rompimento do ex-prefeito João Eudes (PRP) com a sua sucessora, Cleide Oliveira (PRB), que se elegeu em 2008 com o seu apoio. Eudes queria ser candidato novamente, mas Cleide invocou o direito de disputar a reeleição. Sem acordo, o ex-prefeito rompeu com ela e será candidato sozinho. Sua convenção está marcada para o dia 29. Na disputa ainda tem Evandro Chacon (PSB), Augusto Simões (PCdoB), Ciro Miranda (PDT) e o cacique xucuru Marcos pelo PT.

Em Sertania, a prefeita Cleide Ferreira (PSB), disse que já fechou a sua chapa de reeleição desde o último dia 15, com a escolha do vereador Zuza do Padre, também do PSB, para vice. Zuza, segundo ela, é, atualmente, presidente da Câmara de Vereadores e seu nome acabou sendo definido de forma consensual. Ela vai enfrentar Guga Lins (PSDB), que anunciou este final de semana sua candidatura.

Já em Garanhuns, o pré-candidato do PSB, Antônio João Dourado, disse que não existe essa conversa de que a executiva estadual do PSB pensa em retirar sua candidatura a prefeito, conforme haviam surgido hipóteses. Falou que sua  candidatura está 100% mantida e que seu nome está bem aceito no cenário eleitoral da cidade.

Multidão na convenção de Arquimedes (Foto: Adauto Nilo)
E em Buíque, uma multidão lotou na tarde/noite deste domingo o Bleskina Show para acompanhar a convenção do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, que lançou Arquimedes Valença como candidato a prefeito. A coligação reúne os partidos PTB, PSBD, PCdoB, PP, PDT e PSL. Por outro lado, a pré-candidata socialista, Miriam Briano, tem sua convenção marcada para o dia 30, na Câmara de Vereadores. No mesmo dia, o prefeito Jonas Camelo (PSD) faz a sua em local ainda incerto. No Blog de Magno saiu a informação de que Miriam e Jonas podem se unir visando as eleições de 7 de outubro.

Já na cidade de Ibimirim, o pré-candidato do Partido Progressista – PP, Adauto Budegão, anunciou para o próximo dia 29 a convenção que homologará seu nome como candidato a prefeito da cidade. Já confirmaram presença o deputado estadual Júlio Cavalcanti e o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ambos do PTB.

Por fim, em Arcoverde, o PTB já marcou sua convenção para o próximo sábado (30), último dia dado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias. Será no Esporte Clube, com o lançamento dos nomes de Madalena Britto (PTB) e Wellington Araújo (PTB), como candidatos a prefeita e vice, respectivamente. A oposição vai de Israel Guerra (PCdoB) e Marlos Porto (PPS). A convenção também é dia 30, mas ainda não foi divulgado o local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário