sábado, 23 de junho de 2012

No caminho das urnas



Faltando apenas uma semana para as convenções partidária, os partidos e candidatos definem locais de convenções e fazem as últimas arrumações rumo as eleições de 2012. Na capital, PT vira alvo do PSB, no interior tem candidata pulando fora na região de Arcoverde e no agreste meridional o PSB começa a desistir de seu sonho em Garanhuns. A folia junina eleitoral começa já pela capital.

Na capital Pernambucana, Recife, o PSB só decidiu lançar Geraldo Júlio depois que obteve o compromisso de apoio de 17 dos 18 partidos da Frente Popular. O PT agiu de modo diferente: primeiro lançou o senador Humberto Costa e depois foi atrás do apoio do governador e dos partidos aliados. O vice – O vice de Geraldo Júlio (PSB) será do PCdoB (1ª opção) ou do PTB (2ª opção). O PCdoB tem interesse na vaga, mas seu pleito será submetido ao conjunto da Frente Popular. O PSB tem ligeira inclinação por um candidato do PTB.

Ainda no Recife, uma nova rodada de negociações entre os postulantes da oposição no Recife terminou sem avanços, porque ninguém quer abrir mão de suas postulações. Os quatro candidatos - Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho (PSDB), Raul Jungmann (PPS) e Raul Henr y(PMDB) escalaram interlocutores para uma conversa com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que não chegou a lugar algum. 


Já em Palmares, a Frente Popular optou pela aliança com o PSD para compor a chapa encabeçada pelo professor João Bezerra (PSB). O nome escolhido foi o da médica pesedista, Carolina Lyra, que é vereadora e filha do ex-prefeito Enoelino Magalhães (ex-DEM), hoje, socialista. A candidatura do PSB no município reúne ainda partidos de centro-esquerda como PT, PC do B, PTB,PSD,PR, PT do B,PRTB e PTC.

E em Belo Jardim, a Câmara de Vereadores rejeitou as contas, referentes ao exercício 2002, do ex-prefeito João Mendonça, que deixou o DEM para integrar o PSD, e rompeu com o grupo Mendonça para disputar as eleições deste ano. Diante da decisão da câmara, ele pode entrar na lista dos fichas sujas e ficar inelegível.

Enquanto isso, em Flores, o drama é da oposição. O ministro Gilson Dipp, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cassou o registro eleitoral da pré-candidata do PR à prefeita de Flores, no Sertão do Pajeú, Soraya Morioka, por abuso de poder econômico. Ela só tem agora uma semana para recorrer ao pleno do TSE.

Passando por Garanhuns, a cúpula estadual do PSB já examina a possibilidade de retirar a candidatura de Antônio João Dourado à Prefeitura do município para apoiar o deputado Izaías Régis (PTB) ou o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS). Os socialistas argumentam que a candidatura de Dourado não decolou. Nenhum partido quer se aliar e até agora não consegui um candidato para ocupar o espaço de vice na sua chapa.

Lá pelas bandas de Tabira, a direção municipal do Partido Social Cristão divulgou nota em que afirma seu apoio a candidatura de Sebastião Dias (PTB) e defende o nome do ex-presidente da Câmara, Marcílio Pires (PDT) para vice. Até dia 30, último dia das convenções, o embalo vai ser geral.

Já em Iguaraci, os diretórios municipais de PTC e PR informam que a convenção partidária que vai homologar a chapa Dessoles-Chico Torres e candidatos a  vereadores vai acontecer nesta quarta (27) no espaço Bogainvile, de Socorro Melo, a partir das 09 da manhã! Haverá transporte conduzindo as pessoas do centro de Iguaraci, Jabitacá, Caatingueira e Irajaí a partir das 8 h até o local da convenção.

E em Buíque, o ex-prefeito Arquimedes Valença (PTB) promete fazer uma convenção histórica, amanhã (24) para buscar seu quarto mandato de prefeito. Já nas oposições, como revela o colunista Adauto Nilo, a ex-vice-prefeita Miriam Briano (PSB) pode estar tirando seu cavalo do páreo. Ele teria entregue a toalha e desistido de ser candidata. Nos bastidores, diz Nilo, a informação é que ela seria vice do atual prefeito Jonas Camelo (PSD). É esperar pra ver se é verdade.

Por fim, em Arcoverde, a vice-prefeita e pré-candidata do PTB, Madalena Britto, colocou seu vice debaixo dos braços e está convocando pessoalmente todos os pré-candidatos a vereadores para sua convenção, dia 30, no Esporte Clube. Além de garantir os da casa, Madalena já tem recebido apoio de pré-candidatos a vereador de partidos que estão na oposição. Esta semana, não será nenhum novidade se vários desses pré-candidatos anunciarem o apoio a vice-prefeita. Não gostaram dos dirigentes se aliarem ao candidato oposicionista Israel Guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário