terça-feira, 19 de junho de 2012

São João de Arcoverde destaque no Portal G1 da Globo


Confira matéria publicada no portal G1 da Globo sobre o São João de Arcoverde, na terceira noite da festa ( segunda-feira 18/06).




Coco e forró animam São João em Arcoverde 



Programação oficial da cidade começa às 22h em quase todos os polos.
Quem gosta dos ritmos mais tradicionais tem boas opções para curtir festa.

Katherine CoutinhoDo G1 PE, em Arcoverde
Comente agora
Geovane do Acordeon, em Arcoverde (Foto: Katherine Coutinho/G1)Geovane do Acordeon tocou o tradicional forró
pé-de-serra (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Para quem acha que segunda-feira é dia de deixar o sanfoneiro descansar, Arcoverde prova que festa não tem dia. O tradicional coco e o forró pé-de-serra fizeram a alegria de quem saiu de casa para aproveitar a época de São João nesta segunda (18).
A programação oficial começa às 22h em quase todos os polos. Para quem gosta dos ritmos mais tradicionais, os polos das Artes e Pé-de-Serra são boas opções. Quem abriu a noite no palco do polo das Artes foi o Coco Malhada, grupo formado por crianças e adolescentes de nove a 16 anos da comunidade de Malhada, zona rural de Arcoverde. "Eles têm que tirar boas notas para poder participar. Ao todo, temos 35 alunos que ensaiam, mas as apresentações são de 15 a 20", explica o professor de coco, Ednelton João Barros da Silva.
Coco Malhada, em Arcoverde (Foto: Katherine Coutinho/G1)Coco Malhada foi o primeiro a subir no palco do Polo das Artes (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O grupo colocou todo mundo para dançar, batendo os tamancos de madeira no chão. "Eles são o futuro da nossa cultura, dão continuidade a nossa tradição. Afinal, Arcoverde é a terra do samba de coco", defende a professora aposentada Maria da Paz Oliveira.
Parte da tradição do coco, o folguedo de roda também fez parte da apresentação, com os dançarinos do grupo deixando os tamancos no palco e fazendo uma grande roda com o público no meio do palhoção. "O coco é muito bom, onde tem eu vou. E eles são muito bons também", elogia a professora de educação física Maiara Raquel Reis, que foi para a festa, mesmo tendo que trabalhar no dia seguinte.
Quem enfrentou a estrada para forrozar também tendo que trabalhar nesta terça (19) foi o casal de funcionários públicos de Buíque, a 25 quilômetros de Arcoverde, Luiz Almeida e Sulene Vieira. "Forró não tem dia, nem hora. Se eu morasse aqui, não ficava um dia sequer em casa", acredita Sulene, que é fã do Polo Pé-de-Serra, onde o arcoverdense Tenório, Baião de Viola, se apresentou nesta noite.
Justo e Alda Ferraz foram curtir a festa junina em Arcoverde (Foto: Katherine Coutinho/G1)Alda e Justo Ferraz foram curtir a festa junina em
Arcoverde (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O polo também é o favorito de Justo e Alda Ferraz, ele de Floresta e ela do Recife. "Nessa época do ano, não tem lugar melhor para dançar do que aqui. O clima é tranquilo e tem forró todo dia", comemora Justo.
Com sanfona em punho, Geovane do Acordeon também pôs todo mundo para forrozar no Polo das Artes. Acompanhado por zabumba, triângulo e baixo, ele passeou pelas músicas mais tocadas no São João. "É bom demais, para mim é a melhor festa do ano", defende a autônoma Nicete Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário