terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Buíque começa 2013 sem prefeito, sem vice e apenas com 8 vereadores empossados


O ano de 2013, pelo menos no que diz respeito à política, em Buíque, começou diferente do que todos os demais municípios brasileiros. Desde as 10 horas da manhã de hoje, o município está oficialmente sem prefeito, sem vice, e apenas com 8 vereadores empossados, dos 13 que foram eleitos em 7 de outubro. O motivo de tanta reviravolta foi uma manobra do novo presidente da Câmara, que reuniu os 7 colegas que apoiavam a sua candidatura e conseguiu o número de parlamentares, necessário para a realização da sessão de posse.



Segundo o vereador Ernani Neto (PP), que já presidiu a Casa, todo o processo aconteceu de acordo com o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município, que prevê o início da solenidade de posse a partir das 10 horas da manhã. Ele, e o atual presidente, garantiram ao que os demais envolvidos no processo foram devidamente informados do horário marcado para a realização das cerimônias de posse e de transmissão de cargos. Ernani informou ainda que, para dar legalidade ao processo, era necessário apenas 7 vereadores presentes, o que representaria a maioria absoluta, e o comparecimento foi de 8 parlamentares: Felinho da Serrinha (PR), Ernani Neto (PP), Melque do Catimbau (PR), Paulinho da Saúde (PR), Peba do Carneiro (PTB), Peba da Ribeira (PDT), Daidson Amorim (PSDB) e o próprio André de Toinho (PSD).

A solenidade foi aberta pelo vereador Felinho da Serrinha (PR), o mais votado nas eleições de outubro. Em seguida foi iniciado o processo de votação, no qual o vereador André de Toinho (PSD), candidato único, foi eleito por unanimidade.

Com o desfecho do acontecido, que entra para a história do município, os outros 5 vereadores que não compareceram a cerimônia têm 15 dias para serem empossados, mediante comprovação de justa causa a nova mesa diretora. Já o prefeito e a vice, só serão empossados pelo juiz de direito. Com a mudança, a mesa diretora ficou assim: André de Toinho (PSD) – Presidente, Paulinho da Saúde (PR) – Vice-Presidente, Feinho da Serrinha (PR) – Primeiro Secretário – Melque do Catimbau – Segundo Secretário.

O episódio, que tem mais uma vez André de Toinho (PSD) como figura central, impõe ao prefeito Jonas Neto (PSD) a sua primeira derrota do ano, já que o chefe do executivo municipal tinha preferência pela manutenção do vereador Dodó (PSD) na presidência da Casa Jorge Domingos Ramos. 

Fonte: blog do PC Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário