quinta-feira, 21 de março de 2013

Audiência pública esclarece o processo de recadastramento eleitoral biométrico em Arcoverde


        A prefeita Madalena Britto participa, nessa sexta-feira (22), a partir das 10h30, de audiência pública no auditório da AESA sobre recadastramento eleitoral biométrico. Na ocasião, políticos, lideranças comunitárias e a população terão a oportunidade de conhecer todos os passos do processo.

De acordo com o assessor chefe da Corregedoria Dr. Orson Lemos, o recadastramento biométrico em Arcoverde terá a duração de 12 meses (um ano), começando no dia 02 de abril de 2013 e se encerrando no dia 02 de abril de 2014, ano das eleições majoritárias para Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais. 

A meta, segundo Lemos, é atender cerca de 240 pessoas por dia, levando em média 15 minutos para a realização de todo o processo. Pelo menos seis máquinas deverão ficar à disposição dos eleitores arcoverdenses para se recadastrarem de 2ª a 6ª feira, das 08h às 15h.

De acordo com o juiz eleitoral da 57ª Zona, Dr. Cláudio Márcio, o recadastramento acontecerá somente por agendamento via internet no site do TRE/PE (www.tre-pe.jus.br) e por um telefone ainda a ser definido. Os eleitores depois de agendar deverão comparecer no dia marcado munidos dos documentos de identidade oficial (RG, CNH, CTPS ou Passaporte) e um comprovante residencial.

Nesta etapa, o recadastramento biométrico é obrigatório em 53 cidades pernambucanas, onde, nas eleições de 2014, haverá pela primeira vez a identificação por meio das impressões digitais e ocorre em conjunto com a revisão de eleitorado. Normalmente, segundo Dr. Orson Lemos, o número de eleitores chega a cair, em média, cerca de 10% após o recadastramento biométrico. Só em Arcoverde, são mais de 47 mil eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário