quinta-feira, 28 de março de 2013

Juíza manda prefeito readmitir servidor público afastado da função por suposta perseguição política


          A juíza da Comarca de Inajá, Priscila Vasconcelos Patriota, determinou por sentença liminar que o prefeito Leonardo Martins (PSDB) reintegre no prazo de 24 horas, a contar de ontem, um servidor público concursado que foi afastado de suas funções em razão da anulação do concurso pelo chefe do Poder Executivo Municipal.

O prefeito, após tomar posse em janeiro deste ano, baixou um decreto tornando sem efeito a nomeação de todos os servidores aprovados em concurso público realizado na gestão do seu antecessor, Airon Timóteo (PR), alegando irregularidades.

Ao fazer isto, no entanto, ele não deu o direito de defesa aos concursados. Determinou a demissão sumária e ponto final.

Em seu despacho, a juíza afirma que “é sólido o entendimento jurisprudencial no sentido de que a demissão de servidor público, sem o prévio procedimento administrativo, em que sejam oportunizados o direito ao contraditório e a ampla defesa, ofende a Carta Magna, tenha ele cumprido o estágio probatório ou não”.

O mandado de segurança foi proposto pela assessoria jurídica do deputado Rodrigo Novaes (PSD), que esteve pessoalmente no município para solidarizar-se com os demitidos.

Caso o prefeito não reintegre o servidor demitido em 24 horas, será aplicada uma multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por cada dia de atraso no cumprimento da decisão judicial.

O deputado estuda agora uma maneira de estender os efeitos da decisão para todos os outros cursados (em torno de 350).

Nenhum comentário:

Postar um comentário