quarta-feira, 20 de março de 2013

Chuvas caem 13mm em Arcoverde, 40 mm na Pedra e chegam a todo o Sertão


         As chuvas registradas ontem em toda a região, no dia comemorativo a São José, deram um ar de esperança à população das cidades que convivem com a seca. Em Arcoverde, foi registrado uma precipitação pluviométrica de 13 mm.

De acordo com o secretário de Agricultura, Alberto Vaz, as chuvas caíram em quase todo o município, mas foram mais intensas nas localidades dos sítios Soares, Queimada da Onça e Aldeia Velha, aonde em várias barragens e barreiros foi possível acumular um pouco de água. Já hoje pela manhã, muitos agricultores destas regiões ligaram para a secretaria cancelando pedido de carros-pipa, pelo menos por enquanto.

Em toda a região as chuvas de São Pedro foram marcantes. No município da Pedra, aonde está localizado o reservatório do Riacho do Pau que abastece Arcoverde, choveu 40 mm. O município só recebeu menos chuva do que Ibimirim na região, que teve um índice pluviométrico de 43 mm. Em Buíque foram registrados 22 mm de chuvas. Já em Sertânia, o índice chegou a 9,5 mm.

Em todo o Sertão as chuvas chegaram mais ou menos. Um dos locais de maior precipitação foi Carnaíba com 105 mm. Afogados da Ingazeira vem em seguida registrando no dia de São José 87,5 mm de chuvas. No dia anterior já tinham caído 8 mm. Choveu ainda em Custódia (18 mm), Triunfo (20 mm), Serra Talhada (10 mm), Araripina (25,4 mm), Poção (16 mm), Flores (11,6 mm), Pesqueira ( 1,5 mm). Os dados são do Instituto de Pesquisas Agronômico de Pernambuco – IPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário