quinta-feira, 7 de março de 2013

Pesquisa aponta evolução e participação das mulheres no trânsito


           Elas atendem mais o telefone ao trânsito e estacionam em locais proibidos enquanto eles abusam da velocidade. Qual é o perfil da condutora pernambucana no trânsito? A Arcotrans liberou um levantamento feito pelo Detran/PE.

ELAS REPRESENTAM ¼ DOS CONDUTORES - Atualmente, dos 1,8 milhão de condutores registrados no estado, apenas 379.821 são mulheres. Os dados comparativos se tornam cada vez mais díspares ao analisarmos as informações acerca de condutores profissionais no Estado. Na categoria 'C', destinada a motoristas de transporte de carga (caminhão), há apenas 470 delas aptas a conduzir este tipo de veículo. Na categoria 'D', para quem conduz ônibus, por exemplo, elas representam apenas 2,03% do total de condutores aptos a dirigir este tipo de veículo.

EM COMPENSAÇÃO, AUMENTARAM MUITO SUA PARTICIPAÇÃO NO TRÂNSITO - nos últimos 10 anos, o índice de mulheres motoristas aumentou em 90%.

PROPORCIONALMENTE, COMETEM MENOS INFRAÇÕES – Se levarmos em consideração as multas cometidas em 2011, as mulheres são um pouco mais atentas às regras de circulação, sendo responsáveis por 22,86% do total de infrações.

SÃO MENOS PENALIZADAS COM SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR - No último ano, foram registradas 3.999 suspensões do direito de dirigir entre condutores pernambucanos. As mulheres representaram apenas 11,07% do total de motoristas penalizados. CNHs suspensas: 3.999. Homens com CNHs suspensas: 3.556. Já as Mulheres somam 443 habilitações suspensas.

ELAS FALAM MAIS AO CELULAR - Ao analisar a lista das infrações mais cometidas por homens e as mais cometidas por mulheres, elas falam mais ao celular e revelam desatenção ao estacionar em locais proibidos e até em calçadas. Já os rapazes abusam da velocidade.

ESTÃO MENOS ENVOLVIDAS EM ACIDENTES - Cidade do Recife - 2011 - Dados válidos de janeiro a agosto - Fonte: CTTU, Recife. Acidentes - 1.668. Vítimas fatais - 41, sendo 39 homens, 1 mulher, 1 não-identificado. Feridos - 2.183, sendo 1.526 homens, 490 mulheres, 167 não-identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário