sábado, 12 de maio de 2012

Agenda sem páginas e sem público



Suspense, mistério, expectativa e realidade. Assim podem ser definidas todas as fases da tão esperada Agenda 40 promovida pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB, em Arcoverde, nesta sexta (11), no Democrático Esporte Clube. Suspense porque se esperava grandes novidades e até se “fofocavam” tais “grandes” novidades. Mistério porque ninguém imaginava a multidão que se aglomeraria para ver e ouvir o fadado “mito” que lá esteve e lá ficou. Expectativa porque todos esperavam que ia sair o “grande” baluarte que enfrentaria Madalena Britto (PTB) na campanha eleitoral que se aproxima. Realidade, porque apenas 207 pessoas, contadas a dedo, na hora em que o tal “mito” repetia discursos do tempo da carochinha, estavam presentes ao evento do partido do governador. Juntaram lá 3 ex-prefeitos, um ex-deputado estadual, 2 deputados estaduais de cidade vizinhas e 1 deputado federal e secretário de estado sob o manto do partido do governador Eduardo Campos para, como diria no futebol, pisar na bola. Dizem que no senadinho contaram mais tiros de bombas do que pessoas vendo o "Grande Encontro" que, por infelicidade, não era de Elba, Geraldo e Zé Ramalho. Esses, a gente vê logo, logo, no São João dos Sertões. E lá se foi a Agenda 40, levando a força e maestria dos “grandes líderes da oposição” na capital do Samba de Coco. Pra completar a semana, que ninguém é de ferro e precisa relaxar um pouco, não é que o “grande” líder do PPS e presidente da Comissão provisória do partido aqui na terra nossa de cada dia, resolveu colocar o presidente do TER, o desembargador Ricardo Paes sob suspeição. Motivo? Disse que era amigo do prefeito Zeca e que o mesmo tinha uma administração altamente aprovada. Diz o ditado de que na falta do que falar agente inventa, principalmente quando se quer sair do ostracismo natural à falta de capacidade aglutinativa da política contemporânea. O medo é termos que adiar as eleições em Pernambuco, nos 184 municípios que mobilizarão 90 mil pessoas, 25 mil policiais e 18 mil urnas eletrônicas por causa, relembrando Odorico Paraguaçu, da “maestria argumentista” dos que ainda não aprenderam a viver em democracia. Será que Pernambuco terá que trocar o seu presidente do TRE? Me perdoem, mas Arcoverde já deixou isso “pratrasmente” há muito tempo. Já passou da hora de crescer. Dizem que o ridículo tem tamanho, mas a falta dele é imensurável Só pra terminar, não poderíamos deixar de falar: e o mito? Ahh! Arraes já se foi, não volta mais. Agora é Eduardo.

CURTAS:

Lá no alto Sertão, os diretórios municipais do PSB, PP, PPS e PPL vão escolher neste sábado, véspera do dia das mães (12) quais serão os seus candidatos a prefeito e a vice-prefeito na cidade de Trindade, no Araripe pernambucano, para a disputa municipal de outubro próximo. Segundo informações do site de Elba Galindo, a reunião será às 19h, no espaço de festas Dona Maria e será aberto ao público.

Aqui no Agreste, a ex-vice-prefeita de Buíque, Miriam Briano (PSB) foi uma das poucas a brilharem durante o encontro da Agenda 40, sexta, em Arcoverde. Com um discurso contundente e propositivo, disse que já era chegada a hora de Buíque sair da miséria e construir uma nova cidade aonde todos tivessem direito a saúde, educação e oportunidades. Miriam agora busca fechar a chapa em busca do vice que venha a somar. Quem será? Só ela sabe, mas já tem gente que aposta em nomes.

Voltando à Capital do Sertão, durante a tal Agenda 40, lá no Democrático, durante o momento de falação do tal “fadado mito”, um “defensor”, que não é público, mas notório, fez a seguinte observação a um jornalista presente ao olhar para a platéia no DEC: “tem pouca gente né?. Tá dito, tá registrado.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE) assinaram um protocolo de cooperação técnica. O objetivo: desburocratizar a troca de informações sobre as prestações de contas dos gestores públicos, identificando com maior agilidade os políticos que estarão inelegíveis por terem sido condenados em segunda instância pelo Pleno do TCE, conforme previsto na Lei da Ficha Limpa. Para os que ainda acham que isso não vai dar em nada, é melhor começar a coçar as orelhas antes de coçar os bolsos.

Lá no agreste seco, o vereador Ernesto Maia, da bancada do PTB na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, denunciou que os deputados estaduais Diogo Moraes (PSB) e Edson Vieira (PSDB) estão fazendo uso político de ações emergenciais do Governo do Estado voltadas para sanar os efeitos da seca que assola a região. Diz que os dois escolhem os beneficiados a dedo. E aí Ranilson? 

Forçando a barra, depois de um tempão fora de Arcoverde, a ex-prefeita Rosa Barros (PR) esteve ontem na cidade para participar da “Agenda 40” do PSB. Ela defende a unidade das oposições para enfrentar a atual vice, Madalena Brito (PTB), que era do seu grupo e hoje pertence ao do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB). Ela não falou no encontro dos socialistas, resumiu-se a florear a mesa.

Um novo sonho. “Todos acham que tem amplas condições de ganhar essas eleições porque o desgaste político do prefeito já é palpável em toda parte”, disse o deputado Ângelo Ferreira, ontem, durante a Agenda 40 do PSB em Arcoverde ao falar da união das “grandes lideranças”. Ele, apesar de ser líder do PSB na Alepe, talvez não tenha lido a mais recente pesquisa que o Palácio do Campo das Princesas fez sobre a administração do prefeito Zeca e a sucessão municipal. Deve ter confundido Arcoverde com Sertania. Lá, a coisa não tá tão boa para os Ferreiras. Como se ouve, ele não conhece Arcoverde. Parodiando o "jovem" Enaldo Cândido, do Jornal de Arcoverde, "cururu de trovoada" perde feio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário