sábado, 19 de maio de 2012

No caminhos das urnas Parte II



Chegando o final de semana, políticos e pré-candidatos se movimentam de olho nos prazos para as convenções que começam agora no início de junho. Do litoral ao Sertão, não falta sopa de letrinhas dos partidos que sonham em comandar as cidades pernambucanas.


No Cabo de Santo Agostinho, o PSOL fará o lançamento oficial dos pré-candidatos do partido. O anúncio será feito no Colégio Mario de Andrade, às 18h, no Centro do Cabo. A solenidade contará com a presença do presidente estadual do PSOL, Edilson Silva, e de várias lideranças locais, além da participação de líderes do PT, PV e PCB.

Já em Taquaritinga do Norte, o PMDB da cidade conhecida como “Dália da Serra” vai manter a pré-candidatura a prefeito, construída com os partidos aliados PP e PSL, em torno do nome do Vereador Demir. Confiam na popularidade e no respaldo do vereador junto ao povo.

Por sua vez, em Condado, a chapa majoritária que concorrerá no próximo pleito eleitoral no município da Zona da Mata de Pernambuco será composta por Sandra Félix (PSDB) e pelo candidato a vice Samuel Andrade (PSC). Contam com o apoio dos deputados federais Silvio Costa (PTB) e Cadoca (PSC) e do prefeito Edberto Quental (DEM).

Em Limoeiro, o mote é “Prego batido, ponta virada”. A frase do ex-vereador Isaac Manacés (PMDB) foi o resumo do lançamento de sua candidatura na noite da última quinta-feira, em uma churrascaria no centro da cidade. Segundo o peemedebista, a sua escolha partiu da indecisão dos outros partidos que se colocam como oposição. Outros dois pré-candidatos estão na disputa: Barbosa de Souza (PSC) e João Luís (PSB. 

Já em Garanhuns, depois que o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB) foi considerado inelegível por uma decisão do TJ, deve prevalecer um pré-acordo existente entre o prefeito Luiz Carlos (PDT), Silvino e o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS). Com a saída de Silvino, Zé da Luz seria o candidato do grupo para disputar a prefeitura da Suiça Pernambucana.  Enfrentaria Antônio João Dourado (PSB), candidato do governador Eduardo Campos, Izaías Régis (PTB), e Paulo Camelo (PSOL), os únicos já declarados candidatos até agora.

Passando por Tuparetama, depois da noticia que o PT poderia indicar o candidato a vice na chapa de Vanilda Patriota (PR), o secretário da sigla, Danilo Augusto, comunicou que o caminho não será exatamente este. Segundo ele, ficou decidido que o PT manterá a coligação com o PTB que tem Walmir Tunú como candidato. Danilo admitiu que o partido foi sondado, mas afirmou que em política “tudo pode acontecer”.

Em Saloá (Sertão de Pernambuco), o vice-prefeito Ricardo Alves (PMDB), assinou uma parceria com o ex-prefeito José Alves de Araújo, mais conhecido como Zé do Leite (PR). A dupla, que vem sendo chamada pela população de 'Café com Leite', já possui apoio de dez partidos políticos e sete vereadores. Ricardo será o candidato a prefeito da cidade e Zé seu vice.

Já em Exu, o PT demonstra clima de união. Depois de quatro eleições (1996, 2000, 2004 e 2008) apoiando o ex-prefeito Jailson Bento (PSB), o PT deve lançar, para esta eleição, candidatura própria. A iniciativa partiu do presidente estadual do PT, Pedro Eugênio. Hoje, filiados se reúnem para escolher e apresentar seus pré-candidatos. Entre os nomes cotados, estão o presidente da Câmara Municipal, Francisco Brígido de Sousa (o Tiquinho do PT) e o ex-vice-prefeito Rioberto Amaro.

Enquanto isso, em Custódia, o vereador Luis Carlos começa a andar em céu de brigadeiro com a decisão do vice-prefeito Joãozito de desistir de ser candidato a prefeito pelo PSB, apoiado pelo prefeito Nemias Gonçalves (PSB). Dizem que nas hostes governistas, a decisão de Joãozito começou a afetar os ânimos de muitos adeptos do governo municipal e que a debandada pode começar a acontecer a qualquer momento.

E em Arcoverde, depois do PRB anunciar o apoio ao nome da vice-prefeita Madalena Britto como pré-candidata do PTB à sucessão do prefeito Zeca (PTB), mais partidos se preparam para entrar no barco da petebista que já chega na casa dos 10 partidos aliados. Enquanto isso, do outro lado, as oposições ainda não anunciaram seu pré-candidato oficialmente. Diziam esperar o prefeito anunciar o dele. Já fez. E agora? Quem vai? 

Um comentário:

  1. As eleições aproximan-se, mas os eleitores estão cada vez mais ficando longe, falta estimulos convincentes que depois de eleitos os candidatos não vão mudar suas plataformas, uma vez que mudam apenas os salarios e rapidinho.
    Grande abraço
    Nicinha

    ResponderExcluir