quinta-feira, 17 de maio de 2012

Convênio entre Arcoverde e Buíque põe fim ao lixão da terra do Catimbau


O lixão recepciona quem vai visitar o Parque do Catimbau

             Um convênio entre as prefeituras de Arcoverde e Buíque vai ajudar a vizinha cidade a se livrar de um lixão que atormenta há vários anos os moradores da cidade. O lixão que fica na estrada de acesso do Parque Nacional do Catimbau vai começar a ser desativado a partir desse acordo entre as duas prefeituras.

Todo o material recolhido na cidade está sendo levado para o Aterro Sanitário de Arcoverde. A população de Buíque produz, por dia, uma média de 20 toneladas de lixo. Todo o material recolhido era despejado no lixão, que fica a aproximadamente 4 quilômetros do Centro da cidade. Segundo a secretária de Meio Ambiente Drª. Silvania Cabral, a próxima etapa é, implantar a coleta seletiva na cidade, para que sejam transferidos apenas os resíduos não recicláveis. As pessoas que hoje vivem da coleta do material reciclável no lixão serão transferidas para um Centro de Triagem. Elas vão receber capacitação e passarão a trabalhar em conjunto. Em recente visita a área, foi possível ver crianças catando objetos em meio ao lixo.

O convênio vai beneficiar Arcoverde no tocante ao ICMS Ecológico, que será incrementado devido ao aumento do material recolhido e de forma parceira, vai livrar a vizinha cidade de Buíque do famoso lixão. O município de Arcoverde pôs fim ao seu lixão de mais de 30 anos em maio de 2006, no segundo ano do primeiro Governo do Prefeito Zeca Cavalcanti (PTB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário