sábado, 26 de maio de 2012

No caminho das urnas: Parte III




Há 40 dias do início da campanha eleitoral, continuam as movimentações partidárias nos municípios pernambucanos de olho nas urnas do próximo dia 7 de outubro. Pesquisas começam a surgir, alianças a serem feitas e desfeitas antes mesmo das convenções e oposições definindo seu candidatos cidades à fora, exceção de Arcoverde. E nesta corrida pelas tão cobiçadas prefeituras, os números surgem aos poucos mostrando quem tá na frente e quem corre atrás.

Em Jaboatão dos Guararapes, o deputado Betinho Gomes (PSDB) saiu na frente e lidera com 41% a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito do Cabo feita pelo Instituto Opinião, seguido pelo candidato do PSB, Vado da Farmácia, que aparece com 24,6%. Fernando Ferro, do PT, e Batata, do PSOL, estão empatados com 3,4%. Brancos e nulos somam 9,8% e 17,8% estão indecisos ou não responderam. O registro no Tribunal Regional Eleitoral recebeu o protocolo de número PE-00022/2012.

Já em Paulista, Sérgio Leite (PT) vai convidar Antonio Speck (PTB) para ser seu companheiro de chapa na eleição de 7 de outubro. Speck foi lançado como candidato a prefeito, mas não fecha as portas ao entendimento. Em 2008 ele ficou em 1º nas pesquisas até a última semana de setembro.

Por sua vez em Caruaru, o PT pode ser o mais novo aliado da candidatura à reeleição do prefeito José Queiroz (PDT). Depois de conquistar o apoio do PCdoB à sua candidatura Queiroz aguarda agora o apoio do PT. O presidente municipal do partido, Vannúcio Pimentel, deseja celebrar a aliança, mas se ficar com a vaga de vice ou a Secretaria do Orçamento Participativo. A vice hoje é do PSB: Jorge Gomes.

Em Canhotinho, a oposição já definiu o seu candidato a prefeito. Será o agente da Polícia Federal aposentado, Ubiratan Coelho (PSB), primo do ex-prefeito Carlos Amorim. Vai enfrentar o advogado Felipe Porto (DEM), sobrinho do prefeito Álvaro Porto.

Enquanto isso, em Tabira, o prefeito Dinca Brandino (PSB), aproveitou a festa dos 63 anos de emancipação política do município para anunciar solenemente que vai concorrer à reeleição. Disse que tem o direito democrático de postular um novo mandato e que com a ajuda dos seus conterrâneos, seguramente chegará lá. Até agora, o prefeito está sem adversários.

Já em Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim, pré-candidato do PT à Prefeitura de Petrolina, esteve em uma reunião com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Odacy esteve acompanhado pelo deputado federal Pedro Eugênio e pela deputada estadual Isabel Cristina. Saiu com o referendo da cúpula nacional petista confirmando total apoio à sua candidatura. O encontro foi em Brasília.

Por sua vez, na cidade de Buíque continua as interrogações rondando as cabeças doe eleitores depois do fuzuê eleitoral dos últimos dias. Depois de desistir e anunciar apoio a candidatura de Miriam Briano (PSB), o prefeito Jonas Camelo (PSD) voltou a ser candidato à reeleição. Não deu nem tempo da socialista se pronunciar sobre o novo aliado. Agora Buíque aguarda para saber como vai ficar a vice da oposicionista: manterá Rômulo Camelo (PMN) e tio do atual prefeito, ou vai de nome novo?

Em Sertania, o ex-vereador e suplente de deputado estadual Guga Lins (PTC) divulgou nota confirmando que não é mesmo mais candidato à prefeito do município em 2012. Na realidade a nota foi pra dizer que disse que não seria, mas não disse a quem disse que ele disse. Resumindo: nota sem sentido, afinal o que o eleitor queria saber mesmo era se ele ia ou não pra disputa com Cleide Ferreira (PSB). Não vai!

Lá em Garanhuns, o Diretório Municipal do PT promove encontro de definição de Candidatos no próximo dia 09 de junho, no Auditório da FETAPE. Vai reiterar o nome da ex-primeira dama de Garanhuns, Rosa Quidute, como candidata a Prefeita. Por sua vez, o ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB) será candidato a prefeito de Garanhuns, mesmo que sub judice. Com essa decisão, será retirado o nome da ex-deputada Aurora Cristina e vai por água abaixo o acordo com o humanista Zé da Luz,  que teria ex-primeira dama como vice.

E em Arcoverde? A grande novidade em Arcoverde pode acontecer nos próximos dias. Mas não se preocupe. Nem o prefeito Zeca vai anunciar o candidato a vice de Madalena (PTB), o que até pode acontecer, nem a Oposição vai anunciar seu candidato único. A novidade ficará por conta do PR, o partido da ex-prefeita Rosa. Não! Ela não será candidata. É que o professor Darlanges Alves já se prepara para entrar na justiça contra o PR para que ele lhe dê legenda para concorrer a Prefeitura de Arcoverde. Diz que Rosa ta fria e não quer, Caetano nem pensa, Nizinha nem sonha e Célia sai a vereadora. Mas ele quer e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário