quinta-feira, 10 de maio de 2012

Integrantes do COCAR entregam minuta de projeto do Sistema Municipal de Cultura


               Representantes do movimento cultural de Arcoverde estiveram esta semana no Gabinete do Prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) para protocolizar a minuta do Projeto de Lei do Sistema Municipal de Arcoverde. O documento é fruto de um processo de discussão que teve início em agosto de 2011, durante o qual o grupo se reuniu por seis vezes, sendo que, em um dos encontros, foi ministrada palestra sobre formalização e implementação de sistemas de cultura, pela especialista da Fundarpe, Teca Carlos.

O Sistema Municipal de Cultura - SMC tem como premissa básica a implementação de políticas públicas permanentes na área cultural, com o Poder Público e a Sociedade Civil passando a discutir essa questão no Conselho Municipal de Políticas Culturais, órgão colegiado composto de representantes do governo e dos vários segmentos que compõem a comunidade cultural local, estes eleitos pelos próprios pares.

Também é prevista a criação Fundo Municipal de Cultural, que irá se constituir na maior fonte de recursos financeiros para implementação das políticas culturais definidas pelo Poder Público em conjunto com a sociedade. Esse fundo receberá recursos do orçamento municipal, mas também dos Fundos de Cultura Estadual e Federal. Importante frisar que os municípios que possuam o SMC implementado e em funcionamento terão acesso prioritário ao recebimento de recursos oriundos dos outros entes da Federação.

Certamente o Chefe do Executivo dará prioridade à análise do trabalho apresentado pelo movimento cultural e enviará, com brevidade, o Projeto do Sistema Municipal de Cultura de Arcoverde ao Poder Legislativo, onde, não temos dúvida, a idéia será muito bem aceita, posto que a Casa James Pacheco tem rotineiramente demonstrado grande sensibilidade para os assuntos relacionados à cultura arcoverdense.

Na próxima sessão da Câmara, dia 14/05, integrantes da comunidade cultural de Arcoverde entregarão aos Vereadores uma cópia do documento, de modo que, quando da tramitação do projeto, os parlamentares já estejam a par das vantagens da instituição do SMC para o nosso Município. Na ocasião, um representante da socieadade utilizará da tribuna da casa, para fazer uma explanação sobre a matéria e solicitar dos representantes do povo o apoio a essa causa que representa um antigo anseio dos que fazem cultura nesta cidade.

É importante que pessoas dos vários segmentos da cultura local se façam presentes na Câmara neste dia, numa demonstração de que a socieadade civil organizada quer a implementação do Sistama Municipal de Cultura em Arcoverde e estará atenta à tramitação desse projeto, desde o seu envio pelo Prefeito até a votação pelos Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário