quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em busca do líquido perdido



Em encontro ontem, na câmara de vereadores, uma comissão de parlamentares, liderado pelo edil Luciano Pacheco (PSD), resolveu ver in loco a possível disponibilização de água do reservatório do Riacho do Pau, que abastece Arcoverde, para as obras da Transnordestina no município e região próxima. Segundo o presidente do PSD, Luciano Pacheco, a informação inicial é que mais de 30 carros-pipa/dia estariam sendo abastecidos pela Compesa, mediante acordo ou contrato, para referida obra. Seriam mais de 300 mil litros de água por dia. A despeito da grande importância da obra para o Estado, para Arcoverde e região, nada anormal que a empresa Compesa pudesse colaborar fornecendo tamanha quantidade de líquido a esta obra de imensa importância econômica e social, já que gera centenas de empregos. Não seria nada demais se não tivéssemos numa das secas mais brabas dos últimos 30 anos e o abastecimento da cidade andasse bastante prejudicado e racionalizado. Os vereadores tentaram falar com a direção da Compesa em Arcoverde para verificar até que ponto essas informações são verdadeiras. Se forem, vão sugerir de imediato o cancelamento do acordo e a utilização de poços artesianos da cidade que possuem água não recomendável para o consumo humano, mas útil para as referidas obras da Transnordestina. Além de evitar o desperdício da água do Riacho do Pau, ajudaria mais ainda a cidade, já que os recursos pagos pela água ficaram na Terra do Cardeal. Nesta quinta-feira (17), com certeza a população, que já vem sofrendo há tempos o drama das torneiras secas em suas casas, terá uma resposta definitiva da empresa distribuidora de água do Estado na capital do Sertão. Se tem fundamento a denúncia, ela deve ser resolvida urgentemente. Se não tem, parabéns a Compesa pela serenidade. A obra da ferrovia não pode parar, pois gera empregos e negócios para a cidade e região, além de haver alternativas de água para atendê-la; mas a população também não pode ficar sem sua parca água, principalmente porque a previsão de chuvas para 2012 é zero. Pra finalizar, hoje o governador Eduardo Campos vem ao interior conhecer os efeitos da estiagem: perda do milho e do feijão, queda na produção da bacia leiteira, retirada de parte do rebanho para o Maranhão, açudes e barragens secos, etc. Mas, diferentemente de secas anteriores, não há flagelados perambulando pelas ruas. O bolsa família de Lula/Dilma e as próprias grandes obras federais ( como a Transnordestina ) mudou a realidade de tempos de outrora aonde as frentes de emergências eram a marca registrada da seca no Nordeste.

CURTAS DO LITORAL AO SERTÃO

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), recebeu a confirmação, ontem, do apoio à sua reeleição de mais dois partidos - o PMDB e o PSD. À exemplo do PPS, que horas antes selara acordo, dirigentes dos dois partidos saíram da reunião com o tucano manifestando engajamento.

O governador Eduardo Campos (PSB) confirmou presença, no próximo dia 29, na chamada Agenda 40, no Hotel Portal, em Gravatá, quando o partido estará discutindo a sucessão municipal na região do Agreste. Os encontros regionais da legenda já foram realizados em vários polos no Sertão e em Garanhuns.

A Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido irá se reunir amanhã, em audiência pública, no município de Floresta, a partir das 15 horas, para discutir o agravamento da estiagem. A iniciativa é do presidente da Comissão, deputado Claudiano Filho (PSDB).

O médico e pré-candidato a prefeito de Belmonte, Vital Sobreira (PTB), definiu nesta quarta-feira o seu companheiro de chapa. Será a promotora de Justiça aposentada Hermenegilda de Carvalho, esposa do ex-deputado Coronel Primo. Vital tem o apoio do senador Armando Monteiro (PTB), principal incentivador de sua candidatura à sucessão do prefeito Rogério Leão (PR). O candidato do prefeito será o bancário aposentado Cacau do Banco do Brasil (PR).

O PRTB do município de Palmares formalizou nesta quarta-feira seu apoio à candidatura do professor João Bezerra (PSB) à sucessão municipal. Bezerra é o atual vice-prefeito, mas está rompido desde 2010 com o prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo (PDT), o Beto da Usina. Sua candidatura foi lançada, na semana passada, durante a reunião da “Agenda 40”.

E pelas bandas de Arcoverde e Buíque, o ex-vereador, ex-deputado e ex-candidato a prefeito de 2000, o comunista Israel Guerra (pré-candidato para 2012 pelo PCdoB), resolveu reforçar o palanque do atual prefeito buiquense Jonas Camelo. Em recente evento levou seu apoio ao trabalho do gestor que tenta a reeleição nas terras do Catimbau. Resta esperar se o mesmo vem em Arcoverde reforçar o palanque do candidato comunista. Com tanta popularidade junta, ninguém sabe quem vai ajudar quem.

Depois de anunciar com bastante entusiasmo que o Corpo de Bombeiros seria instalado em Araripina no começo deste mês, a Prefeitura do Município adiou a chegada da corporação por mudanças técnicas. A inauguração estava marcada para o último dia 11 na área onde funcionou a Indústria e Comércio de Óleos de Araripina, mas o prefeito interino Alexandre Arraes (PSB) mudou os planos. A prefeitura está reformando um galpão para instalar a unidade no local.

Falando em bombeiros, na semana passada, mas precisamente na última quinta-feira (10), técnicos de engenharia do Corpo de Bombeiros estiveram novamente em Arcoverde. Ao lado do secretário de Desenvolvimento, Wellington Araújo, vieram ver a planta da área aonde será construída a unidade de Arcoverde. Antes disso, porém, os bombeiros podem se instalar em breve espaço de tempo na área do antigo Arcocenter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário