quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eleições 2012: Giro Eleitoral



Faltando pouco mais de 50 dias para o início da campanha eleitoral de rua, partidos e políticos se mexem, se aglutinam e trocam farpas de olho nos votos das eleições de 7 de outubro próximo. Do Sertão, passando pelo Agreste e até a Zona da Mata, legendas firmam acordo que ultrapassam o pleito de 2012 e chegam até 2014 com nomes já se lançando a deputado estadual ou federal.

Em Iguaracy, o PRB  fechou apoio à pré-candidatura à  reeleição do Prefeito Albérico Rocha. A decisão foi tomada em reunião realizada no diretório regional do PRB no Recife. Albérico chegou acompanhado do presidente municipal do PRB, Oracildo Batista, e foram recebidos pelo presidente regional do partido deputado federal Vilalba, pelo vice-presidente Renato Cruz, e pelo secretário geral Ivo Maia.

Já em Afogados da Ingazeira, o acordo do PR com a pré-candidata Giza Simões(PSDB) não se resume apenas à indicação do candidato a vice-prefeito (Diomedes Mariano) e a participação no secretariado de um futuro governo em caso de vitória. A coligação passa pelo apoio da pré-candidata Giza Simões e de seu grupo a reeleição do deputado Federal Inocêncio Oliveira em 2014.

Lá nas bandas de Palmares, o diretório do Partido Renovador Trabalhista do Brasil (PRTB) anunciou apoio à candidatura do professor João Bezerra (PSB) para prefeito. Um dos principais fatores para a formação desta conjuntura foram as ideias de um novo planejamento político e renovador para o município, que fica a 122 quilômetros do Recife.

Na cidade de Buíque, dizem que o que mais se ouve são nomes de vereadores e outros aliados do atual prefeito, Jonas Camelo (PSD), começarem a preparar as malas em direção à pré-candidatura da socialista Miriam Briano (PSB). Apoiada pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), Miriam se articula para anunciar em breve seu candidato a vice. O nome pode mudar o tabuleiro da política local.

Em Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro (PR), que não é candidato à reeleição, disse que não irá para o PTB, mesmo crescendo a informação de que ele estaria acertando o ingresso na legenda petebista. O republicano nega que haja a articulação, mas não descartou uma possível candidatura a deputado estadual ou federal nas eleições de 2014.

Já no município de Tuparetama, a chapa de oposição encabeçada pela ex-primeira dama Vanilda Patriota (PR) deverá ser definida nos próximos dias. A preferência é de que o vice seja o vereador Dêva Pessoa (PSD) que também está com o nome colocado na disputa como pré-candidato a prefeito. Dêva não aceitando, a chapa será composta com o PT indicando o candidato a vice-prefeito.

Por sua vez, em Tabira, a Executiva Municipal do PDT se reuniu para decidir se irá aceitar ou não a proposta da Frente Ampla de Oposições para compor a vice de Carlos Véras, pré-candidato à Prefeitura de Tabira. Segundo o 1º Vogal da sigla, o ex-vereador Antônio Umberto (Beton), a Executiva do partido mantém a pré-candidatura de Marcílio Pires para prefeito.

E em Arcoverde, o PCdoB, na falta do que dizer, resolveu falar o óbvio. Emitiu nota dizendo que seu mais novo convertido comunista, Israel Guerra, mantém seu nome como pré-candidato das oposições na capital do Sertão. A nota vem depois da fugida de seu irmão, Julu (PSB), do pleito deste ano, conforme revelou o próprio presidente regional do PSB, Sileno Guedes. Preferiu não enfrentar a candidata governista, Madalena Brito (PTB).

Pra finalizar, em Caruaru, a briga é de cachorro grande. O vice-governador João Lyra Neto (PDT) foi à Rádio Jornal e disse em alto e bom som que o atual prefeito e candidato a reeleição, José Queiroz (PDT), faz um governo “medíocre. O prefeito foi duro na resposta e disse que João só foi mantido como vice na chapa da Frente Popular, em 2010, por causa dele, Queiroz, que pediu a Eduardo Campos. Quem ta rindo à toa é Miriam Lacerda (DEM), esposa do ex-prefeito Tony Gel, e líder nas mais recentes pesquisas de opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário