terça-feira, 15 de maio de 2012

Arcoverde define segurança e trânsito para o São João 2012


              A preocupação no momento referente ao estado de emergência decretado no município, devido à seca, não vem atrapalhando o planejamento do São João dos Sertões 2012. “Algumas cidades cancelaram as festas juninas, mas Arcoverde já é uma tradição e o investir no município, nessa época, é a certeza da movimentação da economia local e um retorno cinco a seis vezes maior do investido”, declara o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco durante o evento sobre questões relativas à segurança e ao trânsito dos festejos juninos, no auditório da CDL, às 10h, nessa terça-feira (15).

Estiveram presentes, os representantes da prefeitura envolvidos na festividade, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Celpe, barraqueiros, patrocinadores, Conselho Tutelar, Secretaria Estadual da Criança e da Juventude e Arcotrans.

“Estamos, aqui, para unir forças e para trabalhar por uma festa ainda melhor do que ano passado”, exaltou a presidente do Comitê Gestor de Eventos, Nerianny Cavalcanti. Em seguida, foi apresentada a estrutura da festa, com o tema, “A lenda da índia e do Capitão no centenário de Gonzagão”, a qual ocorre entre os dias 16 e 28 de junho.

A exemplo do ano passado, o Sao Joao contará com 10 pólos. Um dos destaques vai para a mudança a data de início do pólo do Alto Cruzeiro,também conhecido como Pólo do Coco. “O pólo, que fica localizado fora do foco de animação, e é muito freqüentado pelos jovens, só começará a funcionar no dia 21, quando seguirá continuamente até o dia 28.”, explica o Pacheco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, falou das mudanças do trânsito ao lado do presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde, Arcotrans, Vlademir Cavalcanti.

No dia 03 de junho, começa a primeira interdição, na altura da Praça da Bandeira para a montagem dos camarotes. Entre outras modificações previstas para época, está, no dia 11, com o fechamento definitivo do Senadinho e no dia 16, a partir das 20h, a alteração do sentido da Avenida Severiano José Freire.

Vale lembrar, que no perímetro do Riacho do Mel, na altura da Livraria Grafite, será interditado, todos os dias da festa a partir das 19 às 4h, pois no local serão montados os banheiros químicos.

A Arcotrans já vem planejando a instalações de semáforos, de mais de 200 placas de sinalização e algumas modificações estruturadoras, como a implantação do Rotativo Zona Azul. Isso tudo, dentro da campanha de aniversário da instituição, que coincide com o período junino. “A campanha terá um caráter educativo com enfoque no revezamento de carros, para se evitar o automóvel no centro da cidade e principalmente, o uso de bebida alcoólica ao dirigir”, explica Vlademir, que iniciará a divulgação pelas escolas e nas ruas com a colaboração dos palhacinhos e o apoio da polícia do trânsito.

SEGURANÇA- Na platéia, uma grande parcela era formada pelos barraqueiros e a eles foram direcionadas várias ações e apelos. “Peço a vocês, o cuidado no atendimento, no manuseio das comidas e, principalmente na venda de vasilhames, que está proibida por meio de decreto do Prefeito Zeca Cavalcanti”, fala o secretário Wellington Araújo.

O decreto: “No que tange a venda de bebidas quentes, o conteúdo das mesmas deverá ser, quando da venda, repassado para garrafas PET cedidas pela organização do evento.”
Para o capitão Sá, representante do 3º BPM, essas ações também envolvem segurança, conseqüentemente, a polícia, que, nos últimos anos, vem conseguindo manter o São João dos Sertões como o mais tranqüilo do estado.

São cerca de 200 policiais militares, que fazem a ronda diariamente, ancorada pelos pontos de apoio da Polícia Civil, que contará com 40 homens por dia. O Polo Central, o de maior concentração de pessoas, conta ainda com monitoramente de câmeras, que, esse ano, terá mais equipamentos, os quais passarão a ser espelhados por todos os pólos.

EM DOBRO

- A Secretaria da Criança e da Juventude do Estado também presente na reunião propôs uma parceria com a prefeitura municipal e conselho tutelar para a implantação do “Atenção Redobrada”.

O projeto apoia ações preventivas de enfretamento ao trabalho Infantil, exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, situação de rua e outras violações de direito a crianças e adolescentes nos grandes e médios eventos realizados no Estado.

A idéia é trabalhar em três eixos como, proibir a venda de bebida alcoólica a menores, evitar a exploração sexual e o trabalho infantil. “Quando encontramos as crianças e adolescentes identificadas em situação de risco, por exemplo, trabalhando com o pai ou a mãe, que é barraqueiro, os acolhemos temporariamente e realizamos oficinas socioeducativas, enquanto esperam a família para voltar para casa”, esclarece a técnica da Secretaria da Criança e da Juventude, Naila Soares.

Para isso, são disponibilizados materiais de divulgação como: impressos, faixas, adesivos, panfletos, cartazes, locuções auditivas dentre outras formas. “Essa parceria pode render também ao município o cadastramento de crianças e adolescentes identificadas em situação de risco”, finaliza. O objetivo é trabalhar, na época dos Festejos Juninos com Arcoverde, Caruaru e Gravatá.

Tereza Padilha
Assessoria de Imprensa da PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário