terça-feira, 22 de maio de 2012

Faltam apenas 47 dias para começar a campanha eleitoral



Na corrida das urnas, faltam apenas 47 dias para começar a campanha eleitoral de rua, com direito a santinhos, carros de som e outros mais, cartazes, bandeiras, praguinhas e o que mais der na telha criativa dos futuros candidatos. Por enquanto, a movimentação é no sentido de firmar alianças e definir nomes das chapas majoritárias. 

Em Gravatá, a candidatura de Bruno Martiniano (PTB) à Prefeitura do Município tem sido recebida com bons olhos pelos membros do partido. Um dos simpatizantes é o deputado federal Jorge Côrte Real. Segundo ele, a boa aceitação por parte dos gravataenses à candidatura de Martiniano é reflexo do trabalho do petebista nas ruas da cidade.

Já em Garanhuns, a cidade das flores, o pré-candidato a prefeito do PSOL, Paulo Camelo, já definiu o nome de quem ocupará o cargo de vice na sua chapa. Emanuel de Alcântara Leite foi o escolhido pelo engenheiro para disputar as eleições municipais ao seu lado. Camelo viaja quinta-feira (24) para Brasília. Se encontra com o senador Randolph Rodrigues, do PSOL do Amapá. Em pauta: aliança com o PT e o guia eleitoral do partido em Garanhuns.

No Sertão, em Santa Maria da Boa Vista, o lançamento da pré-candidatura do presidente da Câmara de Vereadores, Tatá Medrado (PR), à Prefeitura de lotou a sede da AABB no último sábado. Como faz parte do grupo suprapartidário de oposição, o ato do PR contou com a participação de filiados além de todos os demais pré-candidatos oposicionistas.

E os petistas de Exu também fizeram festa sábado ao lançarem a pré-candidatura do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Brigido de Souza, o Tiquinho do PT à Prefeitura. Após quatro eleições apoiando o ex-prefeito Jailson Bento (PSB), o PT agora terá candidatura própria no município.

Já em Tabira, informações dão conta de que, caso o prefeito Dinca fique impossibilitado de disputar a reeleição municipal por causa de problemas com a Justiça, o médico Júnior Moura (PSB) seria o indicado pela cúpula do partido para a sucessão. O médico, inclusive, foi convidado pelo PSB para participar do Agenda 40 em Gravatá, quando o partido pretende lançar seus candidatos a prefeito nos municípios pernambucanos. Será que o de Arcoverde sai?

Enquanto isso, em Serra Talhada, o médico Fonseca garantiu ao blog de Júnior Duarte que, mesmo que não tenha pedido para ser candidato do PTB, agora não abre mão de concorrer às eleições municipais de outubro próximo. Disse que teve uma reunião com o presidente do partido em Pernambuco, o senador Armando Monteiro, e recebeu dele a garantia de disputar o executivo municipal.

Em Cabrobó, há pouco mais de quatro meses para as próximas eleições municipais, os partidos políticos estão se mobilizando para fechar as chapas que irão disputar a Prefeitura do Município. Até o momento três nomes aparecem como pré-candidato ao Poder Executivo cabroboense: Auricélio Torres (PSB), Pedro do Pão (PSDC) e Antônio de Nestor (PRP).

Já em Sertania, com a saída do vice-prefeito, Jalvacy Dantas (PTB), da disputa pela reeleição com a prefeita Cleide Ferreira (PSB), começam a surgir os nomes para ocupar o seu lugar. Já foram apresentados os nomes de cinco pré-candidatos para a vice da chapa da situação. No páreo: o empresário Paulo Roberto; o vereador ‘Zuza do Padre’; o ex-prefeito Ivan; o ex-secretário municipal de Agricultura e vereador, Antônio Almeida; e o ex-vice-prefeito Antônio Dantas, tio de Jalvacy.

Por outro lado, também em Sertania, na terra do bode, a oposição de Sertânia parece ainda não estar decidida sobre as eleições em outubro. O ex-vereador Guga Lins teria anunciado em reunião estar desmotivado para sair candidato a prefeito. Alega débitos da campanha de deputado em 2010 e que sua família não desejaria vê-lo candidato. Por sua vez, seu irmão, o Vereador Junhão Lins (PSDB) informou que Guga poderia até ser o candidato, mas se todos ajudassem na empreitada. No final do mês, uma nova reunião define tudo.

Ta lá em Buíque, no blog do colunista Adauto Nilo que o prefeito Jonas Camelo (PSDB) acordou e colocou a sua equipe em campo. E não é pra pedir votos, mas pra cuidar da seca. Pelo menos 15 presidentes de Associações do Município, acompanhados pela coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável estiveram reunido na Secretaria de Agricultura  a fim de receber informações para incluir o município no programa emergencial de combate a seca. Uma equipe vai mapear a Zona Rural para fazer um laudo da situação.

E em Arcoverde tá tudo na mesma na esfera política. Depois de passar meses esperando o prefeito Zeca anunciar seu candidato, agora candidata, a prefeito (Madalena Brito), a oposição continua a dizer e disdizer o que não disse, mas queria dizer. Tanto que o presidente do PSB local, JJ, como ele se intitulou, disse que de zero a 10 o candidato seria o outro JJ, aquele de 2 derrotas (1996 e 2004). Por sua vez o presidente regional do PSB, Sileno Guedes, que não tem J, disse que o tal Julu, o JJ da Capital, já teria entregue a toalha. Quem tá enganando quem? Talvez nem eles saibam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário