sábado, 5 de maio de 2012

Deputado Júlio defende o mel como fonte de crescimento econômico e garante permanência do Programa ForteMel


          Nas últimas semanas, o Jornal Extra de Caruaru vem divulgando um caderno especial sobre a regiões do Estado: Litoral, Zona da Mata, Agreste e mais recentemente Sertão do Moxotó, aonde destaca Arcoverde, Custódia e Ibimirim, tendo na matéria uma longa entrevista com o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB). O tema é a interiorização do desenvolvimento e a questão da produção de mel em Ibimirim e região.

Questionado sobre os pontos fortes do Moxotó, Júlio destacou a agricultura, o comércio e a prestação de serviços aliado a boa localização regional. Um dos pontos altos da entrevista é quando fala sobre a questão da apicultura na cidade de Ibimirim e região. Cavalcanti disse que “busca não só o fortalecimento da apicultura de Ibimirim, como também o readequamento do município e da região no cenário nacional de produção de mel”. Ibimirim é hoje o 2º pólo apícola de Pernambuco e o 20º do Brasil.

O deputado Júlio Cavalcanti destacou ainda que entre os vários benefícios que a produção de mel traz para a região estão “a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas, fixação das famílias no campo e, consequentemente, incremento na renda familiar”. Ele destacou que Pernambuco tem as mesmas condições climáticas do Piauí (o maior produtor do Nordeste), porém ainda produz bem abaixo do estado co-irmão. Para Cavalcanti “temos a vantagem do nosso mel ter um maravilhoso sabor, sendo considerado um dos melhores do Brasil e do mundo, já que nosso pasto apícola é riquíssimo em variedade de flores”.

Sobre o Programa ForteMel, que tinha sido comentado sobre a sua extinção, o deputado Júlio Cavalcanti disse que recebeu do Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos a garantia da “plena permanência deste projeto em Ibimirim e nos demais 11 municípios que fazem parte do Projeto Convergir”, que tem como objetivo fornecer infraestrutura e incentivos produtivos para as famílias da zona rural. Segundo Cavalcanti, “a vitória da implantação deste projeto será de toda a região do Moxotó”.

Sobre o assunto, o deputado Júlio Cavalcanti finalizou dizendo que com o apoio do Governo do Estado, Ibimirim tem tudo para crescer não só em termos de Pernambuco, mas do Brasil. Disse que, com isso, outras famílias do Moxotó poderão fazer parte desse processo, que visa acima de tudo “levar a igualdade social para o campo”. A grande meta é que, através da Casa do Mel, a produção da região possa liderar o comércio varejista do Estado, com os produtos nos principais pontos comerciais e, a partir do Projeto buscar uma exportação direta para os Estados Unidos e a Europa. Posso afirmar que Pernambuco está abrindo as portas para o cenário nacional na produção de mel, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário