sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arcoverde espera vacinar 10 mil contra a gripe a partir de amanhã


           Arcoverde realiza neste sábado (5), mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Gestantes, pessoas a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade devem se vacinar contra a Influenza H1N1.  A campanha terá amanhã e estenderá até o dia 25 do mesmo mês. A vacinação para quem precisa de proteção abrangerá todas as unidades de saúde do município. É necessária, no entanto, a apresentação do cartão de vacinação.

Para Arcoverde, foram disponibilizadas um pouco mais de 12.000 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 10.000 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo. De acordo com a Gerente de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Michelle Novaes, é importante que a população vá até o posto de saúde mais próximo da residência, durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização. “A participação da população é importante para o sucesso da Campanha, em especial o público alvo. As crianças que receberam as duas doses da vacina contra a gripe no ano passado receberão apenas uma dose este ano, já que não houve variação do vírus. Por isso é importante que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinação de seus filhos. As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos da zona urbana e rural, mas o Dia D da campanha será neste dia 5 de maio, onde também contaremos com equipes de vacinação atuando nas unidades de saúde da família e em postos montados no SESC, Praça da Bandeira e CECORA”, disse a Coordenadora.

Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.

A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário