quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arcoverde sinaliza adesão ao Sistema Nacional de Cultura


            O município de Arcoverde já sinalizou a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com a presença da gestora de Fomento e Formação da Fundarpe, Teca Carlos,  na cidade, durante o Festival Nação Cultural, a documentação foi entregue em mãos ao Diretor de Cultura do município, Gustavo Azevedo.

A coordenadora fez a ponte com o Ministério de Cultura e conversou também com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo e o representante do Coletivo Cultura de Arcoverde-Cocar, Draiton Moraes sobre a necessidade da cidade fazer parte do SNC. “Aderir ao sistema significa, a princípio, adquirir o CPF da cultura, ou seja, formar um Conselho de Política Cultural, elaborar Plano de Cultura e um sistema de financiamento (fundos de cultura)”, explicou a gestora da Fundarpe,Teca Carlos.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

“Arcoverde avança e dá o ponto pé inicial, ao lado da comunidade artística, para a formulação, acompanhamento e aplicação de políticas públicas de cultura permanentes”, enfatiza a prefeita Madalena Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário