quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ibimirim ganha unidade moderna de dessalinização


          Um sistema de dessalinização a partir do qual é possível produzir água potável, criar peixes e alimentar os animais. É isso o que propicia a Unidade Demonstrativa (UD) de Ibimirim, inaugurada nesta quarta feira (3), na Agrovila 8 do município, em solenidade que contará com a presença do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB); do Secretário de Recursos Hídricos, José Almir Cirillo; do prefeito de Ibimirim, José Adauto da Silva (Bodegão do PP), vereadores e representantes do governo Federal e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A UD de Ibimirim faz parte do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com estados, municípios e sociedade civil. Em Pernambuco, o PAD é coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). 

A UD é um sistema de produção integrado que consiste em produzir água potável a partir da dessalinização com aproveitamento dos efluentes como insumo para atividades produtivas. O processo tem três etapas: na primeira, a água captada de um poço passa pelo dessalinizador que a torna potável. Na segunda fase, o efluente da dessalinização (concentrado), é usado para a criação de tilápia. Finalizando o processo, o efluente da criação da tilápia é aproveitado para a irrigação da erva-sal, utilizada na produção de feno para a alimentação de caprinos e ovinos.
Secretário Cirillo explica funcionamento do equipamento
ao deputado Júlio Cavalcanti

Além de produzir água potável para a população e alimento para o gado, a UD tem como vantagens a garantia de um apoio na geração de renda, com a produção de tilápias e auxiílio na redução dos impactos ambientais, uma vez que se os efluentes gerados pelo processo de dessalinização fossem jogados no solo causariam agressão ao meio ambiente e poderiam afetar a água do subsolo.

Para o deputado estadual Júlio Cavalcanti, essa unidade “é um bom exemplo de que nós temos sim, água, o que precisamos é de tecnologia e de um melhor aproveitamento para que a população possa consumir e produzir”.

A Agrovila 8, em Ibimirim, tem uma população residente de cerca de 300 pessoas, que vivem da agricultura familiar e recebem água potável a partir da UD. Duas despescas (retirada dos peixes) já foram realizadas desde que a UD começou a funcionar. Em uma delas foram retidos 60 quilos de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário