terça-feira, 9 de abril de 2013

Novo material didático é apresentado aos pais dos alunos da rede municipal de ensino


             “Nesse momento a prefeita trava uma luta para colocar a educação no lugar, que merece”, declarou o secretário de Educação Kerley Lafayette, em discurso na solenidade de apresentação do material didático para crianças entre 04 e 08 anos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental I do município.

Na plateia, os pais lotaram o espaço cultural da Aesa, na manhã dessa terça-feira (09) e assistiram a abertura com a orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e com o Pastoril da Escola Integral Ivanir Bradley.  A mesa foi composta pela Prefeita Madalena Britto, o vice-prefeito, Wellington Araújo, o secretário de Educação, a gestora de rede, Ana Maria entre outras autoridades locais.

De acordo com Lafayette, são mais de 12 toneladas de material didático, que chegam com o objetivo de seduzir os estudantes à leitura, por meio de músicas, jogos, poemas, leituras circulares no chão. “O método do Instituto Alfa e Beto - IAB prega que se deve aprender brincando e brincar aprendendo”, explicou a coordenadora do Programa no município Emanuela Caetano.

Cada aluno receberá um kit com quatro livros: dois de atividades de classe e casa, um de artes, no qual desenvolve a parte física, lúdica e cognitiva, além do livro de grafismo e caligrafia idealizado para ampliação da motricidade. “O objetivo é o desenvolvimento integral da criança”, enfatizou Emanuela, que falou ainda que o material se diferencia entre as séries de acordo com o nível e a intensidade das atividades. “É comprovado, que escolas as quais trabalham com IAB tem melhores resultados em avaliações externas como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica– IDEB.”, falou.

Para o Fundamental, tem sem a ideia de trabalhar todas as áreas, para que a criança aprenda a possuir mais autonomia no resto da vida escolar. O material de sala de aula é incrementado com cartazes, fantoches, que auxiliarão na alfabetização, assim como cartelas cujas iniciais são representadas em gravuras e livros gigantes, os quais possibilitarão as leituras em grupo.

“É preciso que os pais fiscalizem e sirvam de colaboradores. E é com apoio de todos: professores, coordenadores, diretores, pais, alunos e poder público, todos juntos de mãos dadas faremos uma grande educação para Arcoverde”, finalizou Madalena.

Farda- Na ocasião, foi apresentado também o novo fardamento, que no layout explorou o verde do brasão da cidade. A previsão é que até o inicio de maio, mais de 20 mil peças sejam entregues aos alunos da rede municipal. “Precisamos pensar alto, e, aqui, fica meu compromisso para entrega posterior do calçado e da mochila escolar”, ressaltou a prefeita Madalena Britto.


A prefeita anunciou também a construção de duas novas creches (Novo Arcoverde e São Geraldo), duas grandes escolas (Jardim Petrópolis e JK), além de uma quadra poli esportiva para a Escola Ivani Bradley.

Na alimentação, estamos garantindo uma merenda de mais qualidade e maior quantidade, graças o acompanhamento de uma nutricionista da PMA, que elabora o cardápio de acordo com as necessidades e realidade das crianças, além de acompanhar a execução in loco semanalmente. “Isso tudo só tem um objetivo, melhorar a vida do aluno”, diz o secretário de educação, Kerley Lafayette.

O secretário ainda reforçou, que apesar de todos investimentos na educação, nada seria possível sem a colaboração dos professores, que em Arcoverde receberam um reajuste de7,8%, sendo a única cidade do estado a pagar o piso salarial nacional da categoria. O docente também recebeu um kit com três livros para o auxilio na alfabetização e manuais para aplicação do livro dos alunos.

Por Teresa Padilha
Assessoria de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário