sábado, 5 de maio de 2012

Uma decisão já decidida



A semana começa e termina com política. Se no final de semana passado e o começo desta o nome da vice-prefeita Madalena Britto (PTB) tomou de conta das conversas de esquina como o nome escolhido pelo prefeito Zeca Cavalcanti para ser sua candidata às eleições de outubro próximo, unindo todos os outros pré-candidatos em torno de seu nome ( Zé Ivan, Geovane, Wellington e Luciano Pacheco), esta semana termina com a “grande” decisão do PSB de Arcoverde. Na realidade decidiu não decidir e ficar onde sempre esteve, na oposição. Sentaram-se os caciques, os chefes e os soldados. Agora vão fazer pesquisa, que o Governo do Estado tem a toda hora, para saber se lançam candidato próprio ( Julião, João Justino ou Eduíno ) ou se apoiam uma candidatura alternativa, uma "novidade" de mais de 30 anos na política arcoverdense: o ex-vereador, ex-deputado, ex-candidato a prefeito derrotado em 2000: Israel Guerra. Terá o presidente do PSB local força dentro do partido para se lançar candidato? O fadado "mito" terá coragem de arriscar mais uma derrota? Ou será que vai tudo correr para os braços do PCdoB (diga-se Israel) atendendo à força das lideranças maiores da legenda? Bom isso é um problema que eles dizem que vão resolver até o final do mês, ou na Agenda 40, agora dia 12, até porque no mês seguinte já são as convenções. Ao final de tudo é que em termos de notícias a oposição ainda não conseguiu dobrar o prefeito, que vem dando de goleada, pois até hoje, mesmo depois da “grande” reunião, lá no Recife, porque tem gente que faz tempo que não pisa em Arcoverde, o assunto na cidade é um só: Madalena, Madalena, Madalena, Madalena, aliás, agora o assunto é quem será o vice de Madalena e não quem será o candidato da oposição. Resumindo, continua Madalena. Não “obstantemente”, como diria o personagem Odorico Paraguaçu, lá em Sucupira, Arcoverde pelo visto não pretende olhar mais para os “pratrasmente”. Mas isso, vai caber ao eleitor, em 7 de outubro. Só pra finalizar, tem gente do lado de lá que ainda diz que o governador Eduardo não gosta do prefeito Zeca e vai cerrar fileiras no candidato do seu partido. Imagina se gostasse mais do que demonstra: estrada de Ipojuca, parceria na duplicação da José Bonifácio, escola técnica, corpo de bombeiros, melhoria do sistema de distribuição de água do centro de Arcoverde, instalação da UPE, obras de asfalto, instalação de uma UPA de especialidade, recursos para construção do centro comercial do São Cristóvão, patrocínio do São João dos Sertões, estrada do CEDEC, Distrito Industrial (já com três unidades industriais previstas, totalizando investimentos de R$ 5,9 milhões pelo Prodepe), etc, etc...

CURTAS

Novas fardas - Nem só de pedra e cal são as ações do prefeito Zeca em Arcoverde. Ainda no mês de abril, a Secretaria de Ação Social e Cidadania promoveu a entrega de 500 kits de fardamento para as crianças que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. As crianças estão espalhada por 6 núcleos em 4 bairros da cidade e 2 na zona rural (Caraíbas e Pintada). Sem esquecer que esta semana, o prefeito entregou kits didáticos para 2.000 alunos do ensino infantil.

Encontro marcado - Na próxima segunda-feira (07), os senadores pernambucanos Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) participam ao vivo do programa “Assunto de Estado”, exibido pela TV Senado, a partir das 21h30. O programa, que tem 1h30 de duração, terá como tema “As metas para o interior de Pernambuco”. Uma das características do programa é a participação do público.

Tarifas novas – É o que querem os mototaxistas de Arcoverde. Segundo eles, já são mais de 4 anos que trabalham com o mesmo valor ( R$ 2 ) e nos últimos anos fizeram muitos investimentos ( treinamento, coletes e outros apetrechos ). Alegam ainda que já tem colegas que cobram outro valor indevidamente. Querem ver tudo regulamentado. O assunto tá em estudo na Arcotrans.

Socialistas no Sertão - A “Agenda 40” do PSB vai reunir-se neste sábado (5), em Surubim, para lançar a candidatura da ex-vereadora Ana Célia Farias ao cargo de prefeito. Ela, que é casada com o presidente da UVP, Biu Farias, disputava a indicação dentro do partido com o diretor-presidente da Cehab (Companhia Estadual de Habitação), Nilton Mota Filho, o “Niltinho”, e como sempre apareceu em 1º lugar em todas as pesquisas, foi ungida como pré-candidata.

Portas abertas - A Junta Comercial de Pernambuco  inaugurou ontem à noite, mais um escritório regional no interior do Estado. Desta vez o município beneficiado foi Petrolândia, no Sertão de Itaparica, cidade que tem como prefeito o ex-deputado estadual Lourival Simões (PR). Vai beneficiar os contadores de Petrolândia, Belém do São Francisco,  Itacurubua, Floresta, Jatobá, Tacaratu e Carnaubeira da Penha. Juntos, esses municípios possuem 2.268 empresas.

Mordomia abaixo - Lei Municipal de n° 790/2002, que garantia pensão para ex-prefeitos, esposas e parentes de primeiro grau de gestores do município de Exu, falecidos ou não, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelo Ministério Público de Pernambuco no ano de 2008.

De olho no Natal – É como está CDL de Garanhuns, após reunião realizada esta semana juntamente com o bispo da Diocese do município, Dom Fernando Guimarães. Apresentaram ao secretário de turismo do Estado, Alberto Feitosa,  o pré-projeto do Natal dos Sonhos desse ano. Querem parceria na realização da programação cultural que deverá contar com corais, reisados, pastoril, espetáculos teatrais e encenações natalinas envolvendo a sociedade. 

Segura a onda - O vereador Zuza do Padre está dando o que falar. As pessoas na rua dizem que com a negação do pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o desvio de dinheiro público na Prefeitura de Sertania em fevereiro deste ano, o mesmo estaria  “blindando” o Poder Executivo. Ele está com um desafio difícil: manter a Casa José Severo de Melo em ordem e fazer com que os vereadores da oposição desistam da abertura da CPI.

Atrás do prejuízo – Depois de 3 anos e 4 meses à frente do Governo, o prefeito de Buíque, Jonas Camelo, não muito bem diante da opinião pública local, resolveu postar-se de Hércules. O da mitologia mesmo. Se bem que mais poderoso. Passados todo esse tempo sem dar atenção as estradas rurais do município, resolveu postar em seu facebook que agora vai reformar tudo. Na lista estão simplesmente mais de 50 estradas vicinais. Como diz que no papel e no facebook pode tudo, pergunta-se: dá prá acreditar? Ah! Hércules só foram 12 trabalhos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário